Nesta sexta edição de Os Livros de Jizu, a trama se aprofunda em um dos momentos mais sombrios da história da humanidade: a escravidão. Jizu, nosso protagonista alienígena, revisita sua experiência a bordo de um navio português em 1444, durante o primeiro grande carregamento de cativos africanos capturados na Senegâmbia. É um relato devastador de como a subjugação de seres humanos foi justificada pela criação de hierarquias raciais, que ainda ecoam no mundo atual.
A edição nos leva a refletir sobre como essas narrativas de inferioridade deram origem ao conceito de supremacia branca, solidificando uma realidade brutal de violência, tortura e desumanização que moldou a história.
Jizu, enquanto observador alienígena, não só testemunha esses eventos, mas também pondera sobre a natureza humana e como, em meio a tudo isso, a Terra ainda continua a lutar com as cicatrizes deixadas por esse passado.
Esse é o momento perfeito para acompanhar a saga e se questionar junto com Jizu: estamos prontos para superar as sombras do nosso passado?
Comments